Texto
Bíblico
"Mas
recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós;
e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em
toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra"
(Atos dos Apóstolos 1:8)
e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em
toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra"
(Atos dos Apóstolos 1:8)
INTRODUÇÃO
É
impossível escrever sobre qualquer dos temas enfocados nestas lições, sem fazer
referências, explícita ou implícita, à pessoa e aos atos do Espírito Santo. Não
obstante, se faz necessário tratar deste assunto com clareza, afim de dirimir quaisquer
dúvidas que, porventura, existam por parte do novo crente, sobre a terceira
pessoa da trindade.
As
Escrituras dão sobejas provas da personalidade do Espírito Santo. Ele não é
apenas uma influência, força ativa ou energia cósmica, conforme ensinam as
pseudo-religiões; mas, sim, um como o Pai e o Filho. Ele é Deus (leia 1 João
5:6 e 7).
I. A NATUREZA DO ESPÍRITO
SANTO
Você
aprendeu que o Espírito Santo convence o homem do seu estado pecaminoso e da
condenação eterna. Nesta lição, você aprenderá que o Espírito Santo é uma
pessoa divina, tal como o Pai e o Filho.
a. Provas
Bíblicas da sua divindade: - Em Gênesis 1:2, encontramos a primeira referência
ao Espírito Santo, o qual participou ativamente da criação. O Espírito Santo é
da mesma essência divina que o Pai e o Filho, pois possui os mesmos atributos
destes. Veja:
a.
1. Onipotência: - Igualmente com o Pai e o Filho, Ele possui este atributo. É
Onipotente: pode todas as coisas;
a.
2. Onisciência: - Assim como o Pai e o Filho, o Espírito Santo tem pleno
conhecimento de tudo. Seu saber é perfeito e infinito, em relação a passado,
presente e futuro. Ele é eterno: não tem princípio e nem fim. Leia Salmos
139:2;
a.
3. Onipresença: - Você aprendeu que o Espírito Santo conhece todos os atos e
pensamentos dos crentes. Ele perscruta o seu entendimento, pois está presente
em todo o lugar, de modo pleno. Leia Jeremias 23:23 e 24.
b. Provas
da sua personalidade: - O Espírito Santo, como já foi dito, é uma pessoa, e não
uma influencia ou energia cósmica; também não é a força ativa de Deus, como
ensinam alguns. Ele possui características e personalidade. Veja os seus
atributos pessoais: intelecto, vontade e sentimento (leia Romanos 8:27 e 1
Coríntios 2:10, 11 e 16), onde se observa claramente, a sua capacidade de examinar,
conhecer e interceder.
Ele
se entristece e, também, tem ciúme (zelo) de nós. Leia Tiago 4:5. Considere
ainda, algumas atividades que atestam a personalidade do Espírito Santo:
b.
1. Revela (2 Pedro 1:21):- A Bíblia, revelação de Deus à humanidade,
foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo.
b.
2. Ensina (João 14:26):- O Senhor Jesus afirmou aos discípulos que o
consolador os ensinaria todas as coisas, e os faria lembrar de tudo quanto Ele
(Jesus) havia dito.
b.
3. Intercede (Romanos 8:26):- O apóstolo Paulo disse que o Espírito
Santo 'intercede por nós com gemidos inexprimíveis’.
b.
4. Ordena (Atos 13:2):- A Igreja de Antioquia da Síria foi a primeira
a enviar obreiros ao campo missionário. Porém, a ordem para isto foi dada pelo
Espírito Santo.
b.
5. Testifica de Cristo (João 15:26; 1 João 5:6 e 7):- Ele testifica
de Cristo. Se não fosse uma pessoa, seu testemunho seria nulo.
b.
6. Fala à Igreja (Apocalipse 2:7, 11, 17 e 29; 3:6, 13 e 22):-
Através dos ministros da Palavra e de várias outras maneiras, Ele fala à
Igreja;
b.
7. Convida à salvação (Apocalipse 22:17):- Não só convence
o pecador a aceitar a Cristo como Salvador, mas também, junto com a Igreja,
convida todos à salvação.
II. NOMES E SÍMBOLOS DO
ESPÍRITO SANTO
Você
aprendeu que o Espírito Santo é uma pessoa e não uma influência ou força ativa
de Deus, pois possui personalidade. É divino, porque a Ele são atribuídas as
mesmas qualidades inerentes ao Pai e ao Filho, e também, é-lhe dado, de acordo
com as diversas funções, vários nomes. Veja, então, os que são conferidos ao
Espírito Santo e os seus principais símbolos.
a. Nomes
conferidos ao Espírito Santo: - Referente à pessoa do Espírito Santo, as
Escrituras Sagradas registram vários nomes, pelos quais é conhecido ou
representado. Veja:
a.
1. O Espírito de Deus:- Significa que Ele é executivo da divindade. Em
Lucas 11:20, Jesus afirma que expulsara os demônios pelo ‘dedo de Deus’.
a.
2. O Espírito de Cristo (Romanos 8:9):- Este nome, conferido à
terceira pessoa da Trindade, indica que o Espírito Santo é enviado por Cristo,
para o glorificar e habitar no salvo.
a.
3. O Consolador (João 14:16 e 26; 16:7):- Perto de findar o seu
ministério terreno, o Senhor sabia que, brevemente, teria de deixar os seus
discípulos. Contudo, eles não ficariam sozinhos, pois enviaria o ‘outro
Consolador’, a fim de ficar com eles para sempre.
a.
4. O Espírito de Verdade (João 14:17; 16:13):- O Espírito do engano e
do erro operam no mundo. Por isso, o Senhor enviou o Espírito de Verdade, para
preservar os seus servos das ciladas de Satanás.
a.
5. O Espírito da Graça:- A graça é concedida aos crentes, a fim de viverem
em santidade e vencerem as fraquezas, próprias da carne (leia 2 Coríntios
12:9).
a.
6. O Espírito de Vida (Romanos 8:2):- O poder do pecado e da morte
não têm efeito sobre aqueles que receberam o Espírito de Vida. Neste versículo,
o apóstolo Paulo afirma: ‘Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me
livrou da lei do pecado e da morte’. Leia Romanos 8:11.
b. Símbolos
do Espírito Santo: - Eles indicam a ação divina da terceira pessoa da Trindade,
através dos vários ministérios que exerce em prol dos servos de Deus. Consideremos
os principais:
b.
1. Fogo: - Este símbolo fala da ação purificadora do Espírito Santo, na
vida do crente. Ao mesmo tempo que incinera a força do pecado dentro de nós, e
consome tudo o que representa palha, madeira e feno; o fogo do Espírito
assinala a presença de Deus na vida do crente, ao iluminá-lo e aquecê-lo.
b.
2. Vento: - No encontro com Nicodemos (João 3:8), o Senhor referiu-se à
ação do vento, para ilustrar a operação do Espírito Santo na obra de
regeneração do pecador. É ele quem convence a pessoa da necessidade de
arrepender-se dos seus pecados e receber, pela fé, mediante a graça divina, a
salvação consumada no sacrifício do Calvário, pelo Filho de Deus. O vento
simboliza a obra regeneradora do Espírito Santo. Tal como o vento, cuja
presença é sentida, sem, no entanto, se poder tocar, assim é o Espírito Santo.
Percebe-se a sua real operação na vida do crente e da igreja, embora não se
possa vê-lo tal como é. Seus atos independem da vontade humana, pois ele é
Deus, é soberano.
b.
3. Água: - Jesus afirmou a Nicodemos que ‘aquele que não nascer da água e
do Espírito, não pode entrar no reino de Deus’. Neste versículo, a água
simboliza a Palavra de Deus, que concede vida aos que estão mortos em seus
delitos e pecados. Todavia, em João 7:37, o Senhor Jesus identifica-se como a
verdadeira fonte de água viva, isto é, da salvação consumada por ele, e
conferida aos que aceitaram, pelo Espírito Santo. Ele afirmou: ‘Se alguém tem
sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água
viva correrão do seu ventre’. E João registra, ainda no versículo 39: ‘E isto
disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o
Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado’.
b.
4. Selo: - Qualquer objeto que esteja selado, o identifica como
propriedade exclusiva de alguém. O selo é a garantia de que o objeto não será
confundido com qualquer outro, pois trata-se de uma marca pessoal,
intransferível. O crente é uma propriedade do Senhor. O selo do Espírito Santo,
no ato da conversão, confere a garantia de vida eterna ao novo membro da
família de Deus. O Espírito Santo é o penhor da nossa salvação (leia Efésios
1:13 e 14). Desta forma, a Bíblia ensina que todo o crente é selado com o
Espírito Santo.
b.
5. Azeite: - É o mais conhecido dos símbolos atribuídos à terceira pessoa
da Trindade. No Antigo Testamento, era usado para consagrar os sacerdotes e os
reis de Israel. Ser ungido com o azeite, significava estar revestido da
autoridade de Deus, para determinada tarefa espiritual ou secular. A igreja
primitiva, através dos presbíteros, ungia os enfermos, que saravam, após a
oração da fé (leia Tiago 5:14 e 15). Ainda se faz isto, em obediência à Palavra
de Deus. Os resultados são positivos.
b.
6. Pomba: - Esta ave simboliza brandura, inocência, doçura, pureza,
amabilidade e paz. Por ocasião do batismo de Jesus, no rio Jordão, João Batista
viu o Espírito Santo descer do Céu, em forma corpórea de uma pomba, e pousar
sobre o Filho de Deus, para indicar que aquele era o Messias. Isto não
significa que a terceira pessoa da Trindade tenha esta aparência, pois, como
espírito, não possui forma que se possa definir.
III. A OBRA DO ESPÍRITO
SANTO
a. No
Pecador: - O Espírito regenera a natureza pecaminosa do homem, convence-o dos
seus delitos e pecados, leva-o ao arrependimento, à confissão e ao abandono dos
mesmos, pela fé no sacrifício do Filho de Deus. Deste modo, regenerado pelo
Espírito, o pecador experimenta o novo nascimento, e torna-se uma nova
criatura. Leia 2 Coríntios 5:17.
b. No
Crente: - A obra do Espírito Santo é:
-
Consolar (leia João 14:16 e 17);
-
Conduzir, guiar em toda a verdade (leia João 16:13);
-
Ensinar todos as coisas e lembrar o que o Senhor ensinou (leia João 14:26);
-
Conceder poder para testemunhar de Cristo (leia Atos 1:8);
-
Interceder pelos crentes em suas orações (leia Romanos 8:26);
-
Santificar: esta é a principal tarefa do Espírito santo nos crentes, pois sem
santificação, ‘ninguém verá o Senhor’ (Hebreus 12:14). Este processo é uma
operação dinâmica e progressiva. Começa na conversão e aperfeiçoa-se
gradativamente até a volta de Jesus. Leia 2 Coríntios 7:1 e Filipenses 1:6.
c. Na
Igreja: - Considere as seguintes áreas, nas quais o espírito Santo administra a
Igreja:
-
Na obra de missões: - A começar pela igreja em Antioquia da Síria até os dias
atuais, é o Espírito Santo quem separa e ordena os obreiros e os envia ao campo
missionário.
-
No ministério da pregação: - Sem a unção do Espírito, nenhum pregador, por
melhor que seja, logrará êxito em sua pregação, pois sua mensagem é insípida,
vazia e sem poder. Só há salvação de almas, quando o Espírito unge a mensagem e
o pregador, como aconteceu com Pedro, no Pentecoste. Sob a convicção de que
haviam pecado, por rejeitarem o Mestre, o Salvador da humanidade, os judeus,
compungidos em seus corações, arrependeram-se e foram salvos. Leia Atos 2:37 e
41.
-
Oração: - O Espírito intercede pelos crentes nas orações (leia Romanos 8.26).
Ao escrever aos crentes em Éfeso, Paulo concita-os a orar ‘em todo o tempo com
toda a oração e súplica no Espírito’ (Efésios 6:18). Leia Judas, versículo 20.
A
sobrevivência da Igreja só é possível sob a direção do Espírito Santo. Ele é o
legítimo vigário (substituto) do Filho de Deus na terra. Ninguém mais!
QUESTIONÁRIO
1)
Cite a referência Bíblica, onde o Espírito Santo é citado pela primeira vez.
2)
Cite as características de personalidade do Espírito Santo.
3)
Cite os atributos que atestam a divindade do Espírito Santo.
4)
Quais os símbolos do Espírito Santo destacados nesta lição?
5)
Que tipo de obra o Espírito Santo realiza no crente?