Texto
Bíblico
"Trazei
todos os dízimos à Casa do Tesouro, para que haja mantimento
na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos,
se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós
uma bênção tal, que dela vos advenha maior abastança"
(Malaquias 3:10)
na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos,
se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós
uma bênção tal, que dela vos advenha maior abastança"
(Malaquias 3:10)
INTRODUÇÃO
Dizimar
não é mera obrigação, mas um ato oriundo da fé nas promessas de Deus. O Dízimo
é uma forma de você mostrar sua gratidão pelas bênçãos decorrentes da salvação.
É tornar-se participante com Deus na obra de evangelização do mundo. É o
privilégio de tirar 10% de toda a renda pessoal e investir nos negócios de Deus
aqui na terra.
I. O DÍZIMO NO ANTIGO
TESTAMENTO
Dar
ou pagar o dízimo, no Antigo Testamento, constituía-se em separar a décima
parte do produto da terra e dos rebanhos para o sustento do santuário de Deus e
dos sacerdotes.
a. O
dízimo nos dias de Abraão: - A origem do ato de dizimar perde-se no tempo,
sendo anterior a Moisés e Abraão. No entanto, a primeira referência bíblica ao
fato relaciona-se aos dias deste patriarca. Em Gênesis 14:20 está escrito que
Abraão pagou a Melquisedeque o dízimo de tudo, sendo que, neste caso, não foi
do produto da terra nem dos rebanhos, e sim do despojo da guerra, costume
também observado nos tempos antigos (leia Hebreus 7:2). Ora, quando o Novo
Testamento reporta-se ao assunto, é porque algum ensino existe para os dias de
hoje, como você terá a oportunidade de verificar mais adiante. Leia Levítico
27:30 e 32 a 34 e Deuteronômio 12:5 e 6.
b. O
dízimo nos dias de Jacó: - Posteriormente, na progressão da história bíblica,
você encontrará o patriarca Jacó seguindo o exemplo de seu avô Abraão, só que
em outra circunstância; a de ser grato a Deus, se este lhe guardasse durante a
sua jornada (leia Gênesis 28:18 a 22). É certo que a gratidão pelas bênçãos a
serem alcançadas moveu o coração de Jacó, que, de forma espontânea reconheceu a
soberania de Deus após a experiência em Betel.
c. O
dízimo nos dias de Moisés: - Nos dias de Moisés, o dízimo passou a exercer
importante papel na vida religiosa do povo israelita (leia Deuteronômio 26:1 a
15). Desta forma, não só a casa de Deus era suprida, como também mantida a
tribo de Levi, responsável pelo sacerdócio. Quando o povo se encontrava fraco e
afastado de Deus, o Dízimo era negligenciado. Pagar o Dízimo é portanto, um
sinal de avivamento, entre outros, quando provém da fé e de um coração que
reconhece o senhorio de Deus sobre todas as coisas. Por isso, Malaquias chegou
a chamar de roubadores de Deus àqueles que não pagavam os seus dízimos
(Malaquias 3:8 a 10), concitando-os a fazer prova do Todo-Poderoso, que jamais
deixará de cumprir suas promessas àqueles que lhe são fiéis.
II. O DÍZIMO NO NOVO
TESTAMENTO
O
Dízimo não ficou restrito aos tempos do Antigo Testamento. O escritor da
Epístola aos Hebreus estabelece uma vinculação direta entre esta prática e o
Novo Testamento, quando menciona o fato de Abraão ter pago o dízimo de tudo a
Melquisedeque. Vale lembrar, inclusive, que o mesmo autor afirma ser Cristo
sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Hebreus 5:10). Ora, isto quer
dizer que, se a ordem é a mesma, os deveres e privilégios continuam também os
mesmos, sem alteração, e isto inclui o dízimo. Pagar o dízimo, portanto, é dar
seqüência, em Cristo, ao sacerdócio de Melquisedeque, que é 'sem pai, sem mãe,
sem genealogia, não tendo princípio nem fim de vida, mas sendo feito semelhante
ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre' (Hebreus 7:3).
a. Jesus
e o Dízimo: - O próprio Cristo não passou ao largo do dízimo. Leia Mateus 23:23
e 24.
Você
descobriu, entre outras coisas, que a pratica do dízimo entre os contemporâneos
de Jesus tornou-se legalista e ostentatória de falsa espiritualidade. Os
escribas e fariseus cumpriam esta determinação para serem vistos e honrados
pelos homens, e não como fruto sincero de corações agradecidos. Era apenas
aparência, nada mais. Todo o texto de Mateus 23 enfatiza este lado da
arrogância, da falsa religiosidade, onde a hipocrisia se reveste de justiça para
tornar-se a glória de corações iníquos e apodrecidos.
Alguns
podem pensar, à primeira vista, que Jesus estivesse condenando o dízimo. Porém,
uma leitura mais acurada do texto (versículo 23) revela que Ele estava
reprovando a motivação errada. Foi isto que deixou claro ao afirmar: ‘...pois
que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da
lei, o juízo, a misericórdia e a fé’. Ou seja, uma coisa não pode existir sem a
outra. É tanto que acrescentou: ‘Deveis, porém, fazer estas coisas (viver o
juízo, a misericórdia e a fé), e não omitir aquelas’ (dizimar a hortelã, o
endro e o cominho). O que Jesus fez foi reforçar o conceito de que o dízimo,
antes de ser mera obrigatoriedade, para aparentar justiça, é um ato de fé que
produz obediência voluntária aos mandamentos da Palavra de Deus.
b. O
Dízimo nas Epístolas: - Ainda que a Palavra dízimo não apareça nos ensinos do
apóstolo Paulo, está implícita todas as vezes em que ele admoesta sobre a
contribuição. Leia 1 Coríntios 16:2.
Duas
coisas aparecem no texto: as contribuições eram feitas no primeiro dia da
semana (domingo), proporcionalmente à prosperidade de cada um. O dízimo é
exatamente isto. Quando se paga 10%, ele sempre será proporcional. Em outras
palavras, quanto mais o crente prospera, mais contribui. O apóstolo também
reitera o conceito de que a contribuição sistemática, além de proporcional,
deve ser oriunda da motivação correta. Ele afirma: ‘Não com tristeza, ou por
necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria’ (2 Coríntios 9:7).
III. AS BÊNÇÃOS QUE
ACOMPANHAM OS DÍZIMOS
a. Bênçãos
para a Igreja: - Se todos os crentes pagassem o dízimo, não haveria necessidade
de a Igreja local lançar mão de campanhas financeiras para a execução de sua
tarefa. O que ocorre é exatamente o oposto. É pequeno o percentual dos que se
dispõem a cumprir este mandamento, talvez por falta de ensino e de ter a visão
correta do que significa dízimo.
Malaquias
afirmou que o dízimo é para que haja ‘mantimento na casa do Senhor’.
Aplicando-se ao contexto de hoje, é o meio que a Igreja tem aqui na terra para
realizar a evangelização, enviar missionários, manter os seus obreiros, cuidar
da assistência social, construir templos para abrigar o povo e suprir o
dia-a-dia da administração. Poe exemplo: como a igreja poderá ser abençoada com
o crescimento, se lhe faltam os recursos para adquirir folhetos, enviar
obreiros, dar suporte aos programas de evangelismo e ajudar no cuidado aos
carentes da igreja e da comunidade? O dízimo é para isto. Não tem outra finalidade.
b. Bênção
para quem paga o Dízimo: - A promessa dada por Deus através de Malaquias impõe
uma condição: primeiro trazer os dízimos, depois fazer prova do Senhor, que
garante derramar bênção tal, trazendo maior abastança. Porém, é preciso que
fique claro: isto não anula as aflições da vida, onde podem aparecer os
momentos de sequidão. Agora, com certeza garante vitória aos que, com
fidelidade em tudo, atravessam estas horas mais difíceis, pois a palavra de
Deus jamais cai por terra. Fazer prova aqui não é chantagear o Senhor, mas
saber que Ele é recíproco para conosco, se cumprirmos a nossa parte. ‘Se vós
estiverdes em mim’, disse Ele, ‘e as minhas palavras estiverem em vós’.
Veja
algumas coisas que acontecem quando, motivado pela visão correta, o crente
dizima:
a)
sente-se recompensado por ser parte ativa na obra de Deus;
b)
Deus o socorre em tempos trabalhosos;
c)
Torna-se exemplo para os demais crentes;
d)
Deus lhe é recíproco em proporções bem maiores;
e)
Os recursos são mais abundantes para os projetos da igreja;
f)
A obra de Deus é realizada com maior rapidez.
CONCLUSÃO
Você
aprendeu que o ato de dizimar é uma doutrina fundamentada em toda a Bíblia, não
sendo, portanto, uma imposição humana. Viu também que é um ato de fé e de
gratidão a Deus por todas a s bênçãos recebidas. A obra de Deus na terra
depende de crentes fiéis que, como mordomos, não roubam ao Senhor, mas,
devolvem-lhe o que lhe é devido. Faça sua parte.
QUESTIONÁRIO
1)
O que significa pagar o Dízimo?
2)
O Dízimo deve ser pago por mera obrigatoriedade ou como um ato de fé nas
promessas de Deus?
3)
Em que circunstancia o Dízimo aparece pela primeira vez na Bíblia?.
4)
Qual o profeta que chamou de roubadores de Deus aqueles que não pagavam os seus
dízimos?
5)
Qual a utilidade do Dízimo para a igreja local?