Postagem em destaque

VOCÊ PRECISA APRENDER A ANDAR JUNTO

VOCÊ PRECISA APRENDER A ANDAR JUNTO 1 Tessalonicenses 5: 14-16 Temos tipos de temperamentos diferentes e, apesar de nos convertemos, c...

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Colocando a CASA FINANCEIRA em ordem

100 dias de conquistas: Colocando a CASA FINANCEIRA em ordem

Falar sobre finanças é, ao mesmo tempo, simples e complexo. Se as pessoas soubessem apenas EQUILIBRAR “investimento” e “poupança”, quase tudo já estaria resolvido. Todavia, porque não sabem fazer isso é que vivem buscando formas de se arrumarem financeiramente. Existe uma pesquisa que afirma que, se todo o dinheiro do mundo fosse dividido igualmente entre todas as pessoas da Terra, em menos de 24 horas, já teríamos ricos e pobres. Isso é um consolo, mas também uma triste constatação: o ser humano, em geral, não administra como convém o que tem em mãos, seja dinheiro ou qualquer outra coisa. Suas emoções, interesses, objetivos, estragam quase tudo. Contudo, sabemos que, apesar disso, muitas pessoas estão indo bem, obrigado. Então, você também pode ser feliz na área financeira. Os conselheiros financeiros têm inúmeras receitas extremamente válidas e que devem ser ouvidas. Outras são utópicas e devem ser desprezadas. No entanto, quando estudamos esses conceitos de especialistas, constatamos que eles praticamente estão todos na Bíblia. Dos 31.173 versículos bíblicos, 2.350 falam sobre dinheiro, ou seja, quase 10% de todo o conteúdo bíblico. Portanto, eis abaixo alguns princípios interessantes para você praticar durante a nossa campanha de colocar em ordem a CASA FINANCEIRA.
Aprenda mais a respeito de finanças
Muita gente não sabe trabalhar com o dinheiro que recebe porque simplesmente nunca parou para estudar a respeito. É hora de sair do lugar e buscar um bom curso. 
Busque outra fonte de renda 
Muitas pessoas querem melhorar seus ganhos, mas não fazem nada para que isso aconteça. Se o chefe não der aumento, o abençoado fica na mesma situação a vida toda. Quem deseja aumentar sua renda tem que sair do lugar onde está e fazer algo para merecer um salário melhor ou uma promoção. Outra solução será buscar outra fonte para aumentar os rendimentos, algo que possa fazer durante as noites ou finais de semana, sem prejudicar o principal emprego ou outros interesses.
Corra das dívidas
Provérbios 22.7 ensina: “Assim como os pobres são dominados pelos ricos, quem pede dinheiro emprestado se torna escravo de quem empresta”. Pessoas têm se tornado ESCRAVAS de outras, de bancos, de lojas de roupas, de lojas de carros, e por aí vai. A Bíblia diz: “Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens” (1Co 7.23); “A ninguém devais coisa alguma” (Rm 13.8). Três segredos básicos para diminuir sua tentação de se endividar: diminua o tempo em frente à televisão; diminua as olhadas em catálogos e revistas; vá com menos frequência às compras.
Saiba investir
O segredo do investimento é: “Quem planeja e trabalha com dedicação ficará rico; quem quer ficar rico da noite para o dia acaba perdendo o pouco que tem" (Pv 21.5). Eis alguns alvos de investimento: 1º) A família: “Se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente os da própria casa, tem negado a fé e é pior que o descrente” (1Tm 5.8); 2º) Tornar-se financeiramente independente. Isso pode ocorrer por meio de poupança, planos de previdência, aposentadorias e negócios. 3º) Gerenciar o seu próprio negócio. Mas, eis um cuidado especial: estabeleça um teto máximo que deseja ter na vida, senão, você nunca se satisfará.
Saiba economizar
O outro lado do investimento é a poupança. “O homem de bom senso economiza, e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa; o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe” (Pv 21.20). Há dois tipos de poupança: 1ª) De longo prazo (aposentadorias, heranças, juntar dinheiro mês a mês, durante toda a vida); 2ª) De curto prazo (viagens, reformas de casa, estudos, troca de móveis, etc).
Nunca deixe de devolver os dízimos e ofertas
Dizimar e ofertar são chaves que abrem as portas da prosperidade em todas as áreas. Uma indiscutível forma de colocar a casa financeira em ordem é ser fiel no dízimo. Quando damos o dízimo honramos a Deus (Pv 3.9-10), quebramos fortalezas espirituais (Ml 3.10), reconhecemos que Deus é a fonte (Dt 8.17-18), adoramos a Deus (Dt 26.10), renunciamos ao poder de Mamon (Mt 6.24), investimos na Casa de Deus (Ne 13.10-11), evitamos a maldição (Ml 3.9-10) e temos os céus abertos (Ml 3.10).
Colocar a CASA FINANCEIRA em ordem, portanto, não é algo fácil e nem da noite para o dia. É preciso oração, mas também ação, atitude e vontade de mudar. E essa é justamente a essência dos nossos 100 dias: mudança de atitude.
■ Ore e aja no sentido de Deus orientá-lo para encontrar um bom curso de finanças e ser persistente ao fazê-lo.
■ Ore e peça sensibilidade de Deus para poder visualizar novas oportunidades de rendimentos.
■ Ore e aja no sentido de ter forças para resistir a contrair novas dívidas, bem como, conseguir pagar as que estão pendentes.
■ Ore e aja no sentido de aprender a economizar e investir dentro dos padrões de Deus.
:: Roberto Cerqueira.