A vida de Josué na palavra do Senhor é introduzida em Êxodo 17. 9-10. A partir desta referência começa a ser mencionado a vida deste grande herói da fé, cujo nome significa “Jeová é a Salvação” ou “Salvador”, e na forma grega “Jesus”.
A lição que agente aprende deste grande líder, vai reger toda a sua vida. Foi um princípio magnífico para que ele se tornasse um homem vitorioso e é fundamental pra nossa vida. Você quer ter uma vida vitoriosa? Observe!
O diferencial de Josué: “Ele aprendeu a se submeter à Autoridade Espiritual!
O que é autoridade espiritual? Deus reveste uma pessoa de autoridade para que esta pessoa realize o seu propósito! É bom deixar bem claro que a autoridade espiritual não se adquire em seminários, não é alguma coisa que você obtêm simplesmente pela vontade, autoridade espiritual é algo que está no campo da soberania de Deus. É Deus que a institui. Em I Co 12, onde se refere aos dons espirituais, diz que o Espírito Santo distribui os dons como Ele quer. E quando você vê a escolha ministerial, que é uma demonstração de autoridade espiritual em Ef. 4.12 diz: Ele deu uns para apóstolos, uns para pastores, mestres, profetas, evangelistas. Quem deu? Deus! Ele que institui a autoridade! E também para colaborar com este princípio em que autoridade espiritual é algo da soberania de Deus, observe a igreja e seus membros, Paulo compara em 1ª Co 12 a igreja como corpo e no verso 18 ele diz que o Senhor coloca os membros do corpo como Ele quer. Então não adianta mestrado de Teologia, PhD, o que quiser. Autoridade espiritual é algo que Deus dá para se cumprir um propósito, está no campo da Sua soberania.
Eu observo que Josué compreendeu e entendeu o que significa alguém está revestido de uma autoridade espiritual. Como agente pode afirmar isto? Podemos afirmar pela sua prática de Vida. Pela prática descobrimos características de uma pessoa que compreende e entende o que significa uma autoridade. Através da vida de Josué, começamos a observar as características de uma pessoa que reconhece uma autoridade espiritual. Ele demonstra quatro características!
Primeiro - Obediência!
Josué obedecia a Moisés. “E fez Josué como ele dissera!” Ex 17:10. Não se pode entender um cristão que diz que se submete a autoridade e não a obedece. Por isso quando se vê alguém no campo da desobediência, rebelde, percebe-se que esta pessoa não possui a primeira característica.
Segundo - Serviço!
“Levantou-se Moises com Josué, seu servidor” Ex 24;13. Percebe-se também em Js. 1.11: Moisés servo do Senhor, Josué servo de Moisés. A segunda característica de quem entende e compreende a importância da submissão a autoridade é que ele serve. Não obstante, Josué pertencer ao primeiro escalão de Israel e ser comandante do Exercito, ele entendeu que servir a uma autoridade espiritual não lhe prejudicaria.
Terceiro - Companheirismo!
A pessoa está sempre junto da autoridade espiritual. “Levantou-se Moises com Josué” Ex 24:13. “Subiu Moisés ao monte e Josué com ele”. Josué tinha prazer de estar junto a quem tem autoridade espiritual. Algumas pessoas preferem andar com outros de péssimo testemunho, e não acompanham suas autoridades espirituais.
Quarto - Não se Rebela!
Não participa de conspiração contra a Autoridade. Está fora de Levantes. Ouve uma conspiração contra Moisés em Nm 16: Datã, Coré e Ab-rão, eram maiorais das congregações, gente que tinha poder, comandavam 250 congregações, e resolveram conspirar contra Moises. A pior coisa que se pode fazer na vida é conspirar contra a autoridade espiritual. A terra abriu e os engoliu!
Valeu a pena Josué se submeter à autoridade de Moisés! Se vc tem obedecido ao seu pastor que é a autoridade máxima constituída na igreja, se prepare!
Primeiro - Você vai conquistar grandes vitórias!
Josué vence os amelequitas, sabe porque? Moisés estava no monte de braços abertos intercedendo por ele!
Segundo - Se prepare para receber autoridade espiritual também!
Em Exodo 17 Moisés diz: Josué escolha pessoas para lutar contigo, você tem esta autoridade! Josué estava sujeito a autoridade, mas também tinha homens sob sua autoridade.
Terceiro - Deus vai te honrar através dessa autoridade espiritual!
“Josué filho de Num foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos.” Dt 34.9.
Quarto - Você será reconhecido!
Agüenta firme! Não é a oração da irmã “doquinha” nem do irmão “foguinho” mas sim a submissão a autoridade que vai constituir sua honra e dignidade. Se você se submete, você é um fortíssimo candidato a receber algo especial de Deus.
E concluindo, quando você se submete a autoridade espiritual você desfruta de profundas experiências com Deus, porque você passa a participar da benção daquele que tem a autoridade. Josué estava com Moisés, Deus estava falando com Moisés, Deus estava entregando as taboas da lei a Moisés, e por causa de Moisés Josué experimentou a glória de Deus naquele momento.
Pr. Silas Malafaia